Eu defini a arquitetura e características do sistema a ser desenvolvido, como por exemplo a necessidade de acessar a aplicação via intranet, atendendo os padrões de visualização do cliente, acessar os dados coletados dos equipamentos do cliente e fazer o batimento com a disponibilidade de licenças, permitir a instalação remota, possuir cadastros auxiliares, entre outros.
Defini a quantidade e qualificações dos recursos necessários para a implementação do sistema. Com esta informação pude criar o cronograma de desenvolvimento e definir a data de entrega do sistema e ainda preencher os controles departamentais para gerenciamento de recuperação de custos.
Apresentei os custos , aspectos do sistema a ser desenvolvido e cronograma ao departamento responsável. Este, por sua vez, autorizou o início do projeto.
Contactei as empresas parceiras para o fornecimento dos recursos necessários para o projeto. Em seguida, entrevistei os candidatos junto de um outro integrante do departamento e definimos a equipe de desenvolvimento com os candidatos aprovados.
Escrevi o detalhamento dos documentos de casos de uso para as funcionalidades do sistema e auxiliei na definição das estruturas do banco de dados.
Coordenei o desenvolvimento da aplicação. A equipe de programadores escreveu os códigos fontes para cada documento de caso de uso, implementaram a estrutura de banco de dados e realizaram os testes unitários iniciais. Eu realizei várias baterias de testes integrados.
Apresentados os protótipos ao representantes do departamento e também ao cliente e auxiliei na instalação nos devidos servidores após a entrega do sistema.
|