Figura: Janela para a leitura do arquivo de contas. O arquivo de exemplo disponível chama-se MyControls.txt.
O programa é sensível à configuração da região do sistema operacional. O arquivo de exemplo MyControls.txt está de acordo com a configuração de português do Brasil. O formato do arquivo é bem simples e pode ser visualizado em qualquer editor de texto.
A estrutura das contas, cheques e comentários estarão em formato de árvore do lado esquerdo. Ao selecionar uma conta com o botão direito do mouse pode-se pedir para inserir novos registros.
Figura: Requisição para entrada de novos registros em uma conta. |
A janela de entrada de registros permite que se copie o extrato bancário e deixar o próprio programa identificar o tipo de registro o valor, a data e a descrição. Geralmente a descrição não é exatamente algo fácil de lembrar. Para isto é possível cadastrar e excluir descrições que o próprio usuário coloca. Basta selecionar uma delas que a descrição é alterada automaticamente. O tipo da transação é identificado pelo programa mas pode ser alterada selecionando entre os tipos de transação. Elas são: retirada, deposito em conta corrente, depósito em poupança, movimento da conta corrente para a poupança, movimento da poupança para a conta corrente. Caso o formato do extrato bancário não seja reconhecido pelos padrões existentes pode-se criar uma classe nova e adicionar no programa. Esta classe recebe uma linha de cada vez e responde a data, valor, descrição e tipo da transação através de sua própria interpretação da linha.
Figura: Janela de entrada de registros. |
Os registros das contas são agrupados por ano. Ao selecionar um determinado ano os lançamentos serão apresentados numa planilha inserida numa janela específica.
Figura: Registros de movimentação de uma conta num determinado ano. |
Os cheques de uma conta também são agrupados por ano. Ao selecionar um determinado ano os cheques serão apresentados numa planilha inserida numa janela específica. Eu ainda não implementei a janela de entrada dos registros dos cheques de uma conta.
Figura: Registros dos cheques de uma conta num determinado ano. |
Após os registros serem inseridos pode-se gravar as informações no mesmo arquivo ou num outro qualquer.
Figura: Exemplo da flexibilidade de visualização das informações financeiras. |
O programa permite a definição de áreas de comentários.
|