Fractais

Geração de fractais

Eu fiz estes programas de geração de fractais por diversão. O núcleo de geração de fractal do primeiro programa (JULIA1.PAS) foi baseado no código fonte de uma revista de computação. Já os outros programas de geração foram alterados por mim para observar os resultados obtidos. Após explorar os resultados obtidos com as alterações das variáveis inicias, eu pude gerar um pequeno programa (EXPLORER.PAS) que permite dar zoon numa área específica de um fractal. Eu inseri um algoritmo simples para compressão do arquivo de saída, pois na época em que gerei o programa eu tinha restrições de espaço. A compressão é simples, indicando quantas são as repetições seguidas da cor do pixel corrente. Por isto, o arquivo de saída era menor quando haviam áreas grandes de mesma cor. Originalmente eu gerava os fractais para uma resolução Super VGA para uma placa Trident. Eu desenvolvi o acesso aos comandos da placa através de comandos em Assembler inseridos numa unidade Pascal (VGA.PAS). No entanto, eu alterei todos os arquivos para usarem somente o limite VGA, pois é o máximo que o DOSBox suporta. Apesar destes programas serem antigos, ainda é possível executá-los no Windows, só que eles ficam tão rápidos que não dá para visualizar a animações da pallete do programa visualizador que criei: LEFRACT.PAS.

Geração dos fractais

Os arquivos de geração são todos os arquivos cujos nomes iniciam por JULIA ou MANDEL, como exemplo o JULIA1.EXE, MANDEL1.EXE, etc. Estes arquivos geram arquivos de saída com extensão ".FRC", como JULIA1.FRC, MANDEL1.FRC etc. Este arquivos executáveis podem ser executados através do Windows, bastando clicar sobre os arquivos.

Figura: Fractal de Julia.

Antes de poder visualizar os fractais é necessário gerar os arquivos de saída. Para isto execute todos os arquivos que iniciam pelo nome JULIA e MANDEL. Somente após isto passe para o passo de visualização de fractais.

Visualização dos fractais

Para visualizar os fractais é necessário executar o arquivo LEFRACT.EXE através do DOSBox. Para isto é só seguir os passos abaixo:

Figura: Visualizador de fractais.

  • Instalar o programa de emulação DOSBox v0.70.

  • Alterar o arquivo dosbox.conf colocando machine=vga e cycles=auto.

  • Expandir o arquivo abaixo (1992-10F.zip) na raiz do disco C:\. Com isto será criado o diretório "c:\1992-10F" contendo os arquivos executáveis e os arquivos fontes escritos em Pascal.

  • Executar o DOSBox e entrar com o comando "mount c C:\". Pode desconsiderar a mensagem de alerta que venha a aparecer.

  • Ir para o disco C usando o comando "C:"

  • Ir para o diretório dos executáveis "CD C:\1992-10F\bin"

  • Executar o visualizador chamando o arquivo LEFRACT.EXE.

  • Para escolher um fractal use as teclas de subir ou descer no teclado numérico (teclas 8 ou 2). Também é possível selecinar o arquivo usando o mouse. Basta clicar sobre a janela do DOSBox e clicar sobre a letra S para subir e D para descer. O arquivo selecionado estará destacado em branco. Para visualizá-lo basta clicar sobre o texto Ok. Para sair é só clicar sobre o X.

  • Uma vez escolhido o arquivo basta clicar ENTER. Quando o fractal aparecer completamente você pode ver cinco tipos de animação de palette, basta clicar nos número de 1 a 5. Para inverter o sentido da animação basta clicar na barra de espaço. Para sair é só pressionar a tecla ESC.

Explorar o fractal de Mandel

O arquivo de exploração não usa animação de palette, portanto pode ser executado diretamente do Windows. Basta clicar sobre o arquivo EXPLORER.EXE. Quando o arquivo fractal terminar de aparecer haverá um pixel vermelho no canto superior esquerdo. O objetivo é indicar o canto superior-esquerdo e inferior-direito para ser expandido. A indicação é feita por este pixel. É preciso movimentá-lo para a posição desejada usando o teclado numérico, 8 para subir, 2 para descer, 4 para ir para a esquerda e 6 para a direita. Quanto posicionar o cursor sobre a posição desejada indique isto pressionando o sinal de menor "<". Indique o quanto será expandido pressionando a tecla 6 do teclado numérico e o cursor já fará um andamento na diagonal. Quando chegar na posição desejada pressione o símbolo de maior ">" e ENTER para finalizar. Serão impressos os valores das constantes do fractal para a geração do próximo fractal. Anote os valores caso queira gerar este fractal novamente, para isto é necessário alterar qualquer um dos arquivos de geração de fractais e inserir os valores nas constantes.

Figura: Fractal de Mandel

A cada ampliação o feita com este explorador um arquivo EXPLORER.FRC é gerado e pode ser visualizado pelo arquivo de visualização LEFRACT.EXE.

w arquivos

O arquivo TSTMOUSE.PAS serve somente para testar a leitura da posição do cursos pelo movimento do mouse. Pode executar ele e movimentar o mouse mantendo o botão pressionado.

O arquivo VGA.PAS é uma unidade que permite a interação com uma placa Super VGA Trident através de Assembler.

Download Fractais
Informação Conteúdo

Nome

Fractais

Data de implementação

1992/10

Tamanho

149Kb

Executável e código fonte

1992-10F.zip

Linguagem ou Compilador

Turbo Pascal V.6