Figura: Fractal de Julia.
Antes de poder visualizar os fractais é necessário gerar os arquivos de saída. Para isto execute todos os arquivos que iniciam pelo nome JULIA e MANDEL. Somente após isto passe para o passo de visualização de fractais.
Visualização dos fractais
Para visualizar os fractais é necessário executar o arquivo LEFRACT.EXE através do DOSBox. Para isto é só seguir os passos abaixo:
Figura: Visualizador de fractais. |
Instalar o programa de emulação DOSBox v0.70.
Alterar o arquivo dosbox.conf colocando machine=vga e cycles=auto.
Expandir o arquivo abaixo (1992-10F.zip) na raiz do disco C:\. Com isto será criado o diretório "c:\1992-10F" contendo os arquivos executáveis e os arquivos fontes escritos em Pascal.
Executar o DOSBox e entrar com o comando "mount c C:\". Pode desconsiderar a mensagem de alerta que venha a aparecer.
Ir para o disco C usando o comando "C:"
Ir para o diretório dos executáveis "CD C:\1992-10F\bin"
Executar o visualizador chamando o arquivo LEFRACT.EXE.
Para escolher um fractal use as teclas de subir ou descer no teclado numérico (teclas 8 ou 2). Também é possível selecinar o arquivo usando o mouse. Basta clicar sobre a janela do DOSBox e clicar sobre a letra S para subir e D para descer. O arquivo selecionado estará destacado em branco. Para visualizá-lo basta clicar sobre o texto Ok. Para sair é só clicar sobre o X.
Uma vez escolhido o arquivo basta clicar ENTER. Quando o fractal aparecer completamente você pode ver cinco tipos de animação de palette, basta clicar nos número de 1 a 5. Para inverter o sentido da animação basta clicar na barra de espaço. Para sair é só pressionar a tecla ESC.
Explorar o fractal de Mandel
O arquivo de exploração não usa animação de palette, portanto pode ser executado diretamente do Windows. Basta clicar sobre o arquivo EXPLORER.EXE. Quando o arquivo fractal terminar de aparecer haverá um pixel vermelho no canto superior esquerdo. O objetivo é indicar o canto superior-esquerdo e inferior-direito para ser expandido. A indicação é feita por este pixel. É preciso movimentá-lo para a posição desejada usando o teclado numérico, 8 para subir, 2 para descer, 4 para ir para a esquerda e 6 para a direita. Quanto posicionar o cursor sobre a posição desejada indique isto pressionando o sinal de menor "<". Indique o quanto será expandido pressionando a tecla 6 do teclado numérico e o cursor já fará um andamento na diagonal. Quando chegar na posição desejada pressione o símbolo de maior ">" e ENTER para finalizar. Serão impressos os valores das constantes do fractal para a geração do próximo fractal. Anote os valores caso queira gerar este fractal novamente, para isto é necessário alterar qualquer um dos arquivos de geração de fractais e inserir os valores nas constantes.
Figura: Fractal de Mandel |
A cada ampliação o feita com este explorador um arquivo EXPLORER.FRC é gerado e pode ser visualizado pelo arquivo de visualização LEFRACT.EXE.
w arquivos
O arquivo TSTMOUSE.PAS serve somente para testar a leitura da posição do cursos pelo movimento do mouse. Pode executar ele e movimentar o mouse mantendo o botão pressionado.
O arquivo VGA.PAS é uma unidade que permite a interação com uma placa Super VGA Trident através de Assembler.
|